12 dicas fundamentais para melhorar seus textos
De 0 a 10, que nota você daria para o conteúdo do seu blog?
Mais importante ainda, que nota será que seus leitores dariam?
A resposta para essas duas perguntas está diretamente ligada à eficiência da sua estratégia de conteúdo.
Quem publica qualquer texto só para manter o blog atualizado nunca vai ter os mesmos resultados de alguém que cria conteúdo persuasivo, relevante e adequado às necessidades da persona.
Só o fato de ler este artigo já indica que você quer fazer parte do segundo grupo.
Para isso, é fundamental se basear nos princípios do marketing de conteúdo e SEO, que vamos explorar neste post.
Veja o que você precisa saber e, acima de tudo, fazer para criar o melhor conteúdo possível e conquistar a confiança da sua audiência.
O que é um blog post perfeito
Blog post perfeito é aquele que atrai, prende a atenção, gera valor para os leitores e os motiva a agir.
Sim, é uma tarefa bem complicada conquistar tudo isso no mundo cheio de distrações em que vivemos hoje. Mas, por incrível que pareça, não existe segredo quando se trata de fazer um blog post perfeito.
Como dito logo no início do post, você precisa unir duas das principais estratégias do marketing digital: marketing de conteúdo e SEO.
Mas por quê?
- Marketing de conteúdo: trata-se de gerar valor e criar materiais que ajudem as pessoas que a marca deseja atrair, tornando mais fácil estabelecer um relacionamento com elas;
- SEO: desempenha papel central em fazer com que seu conteúdo seja encontrado por mais pessoas e traga os resultados esperados não só quando forem publicados, mas por um longo tempo.
Do planejamento à publicação: 12 passos para o blog post perfeito
O primeiro erro de quem produz artigos de qualidade duvidosa é achar que basta esperar uma ideia surgir, bater os dedos no teclado e clicar no botão “publicar”.
A realidade é bem diferente.
O blog post perfeito passa por várias etapas importantes muito antes de você começar a escrever.
Veja os 12 passos que você precisa dar para produzir o artigo ideal, que todos os leitores vão querer ler até o fim e compartilhar com outros:
1. Palavra-chave
Seus artigos têm uma palavra-chave específica, que está ligada, de alguma forma, ao produto ou serviço que sua empresa vende?
Isso é muito importante para que o Google encontre seu conteúdo e o direcione para as pessoas certas.
Obviamente, a ideia não é repetir a palavra-chave o tempo todo, mas usá-la como referência para direcionar o conteúdo.
Já ouviu falar em palavras-chave long tail, ou de “cauda longa”?
Aprender e aplicar esse conceito é uma boa maneira de fugir da alta concorrência e ranquear seu conteúdo em menos tempo.
2. Título
Sabe aquele ditado: Não julgue o livro pela capa?
Apesar de ser um conselho muito difundido e ter grande relevância, o fato é que nós fazemos isso o tempo todo.
Do mesmo modo, é como se o conteúdo fosse o livro e o título fosse a capa, pois essa é a primeira coisa que os leitores vão ver.
Se o título não for atrativo o suficiente, quase ninguém vai se dar ao trabalho de clicar para ver o que tem no texto.
3. Estrutura
Seu blog post não pode ser desordenado, precisa ter começo, meio e fim. Tanto na Rock Content quanto na Hotmart, essa divisão é feita da seguinte forma:
- Introdução: o problema ou conceito é apresentado para o leitor, para dar um breve contexto sobre o tema e atiçar a curiosidade;
- Divisão em intertítulos: em vez de fazer um texto gigante, é melhor quebrar as sequências de pensamento em intertítulos para melhorar a experiência de leitura;
- Conclusão: resumo breve do tema e possível solução para o problema apresentado;
- CTA: um convite para aumentar o engajamento do leitor com o post. Você pode pedir comentários, que o leitor siga a marca nas redes sociais ou que leia um outro conteúdo relevante.
4. Tamanho
Qual é o tamanho ideal de um blog post perfeito?
Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. O tamanho deve ser suficiente para responder a dúvida ou explicar o conceito que a sua persona deseja saber.
Por isso, a ideia aqui não é se prender a um tamanho exato, mas determinar o que é preciso para cobrir o tema em questão de forma satisfatória.
Isso significa não passar as informações de forma genérica e corrida demais, mas também não chegar ao extremo de enrolar o leitor, com frases mais complicadas e detalhes irrelevantes só para deixar o post maior.
5. Introdução
A introdução do seu blog post precisa ser atrativa para garantir que o público se sinta motivado a continuar lendo.
Mas, o que fazer se sua maior dificuldade é começar o artigo?
Há várias técnicas que você pode aplicar para melhorar nesse quesito, como fazer perguntas ou começar com uma história paralela.
Quando se der conta, você verá que já é capaz de criar uma introdução boa de verdade, que prende a atenção e causa expectativa no leitor.
6. Narrativa
A parte de fazer perguntas e começar com uma história paralela que falamos logo acima tem tudo a ver com a narrativa, também conhecida como storytelling.
Mas o que é isso, afinal?
É a capacidade de contar boas histórias. Não é porque seu blog trata de assuntos técnicos, como suporte de TI, direito ou agronegócio que os posts precisam ser engessados.
Pelo contrário, só por contar boas histórias você conseguirá se diferenciar do que já existe e ganhará a confiança da audiência.
7. Linkagem
Talvez você ainda não saiba, mas o blog post perfeito tem uma dupla função: a primeira é ajudar a persona (sempre ajude a persona!). A segunda é direcionar tráfego para outros posts que você já publicou.
Isso é feito quando você inclui links internos para seus posts já publicados, sempre que o contexto permitir.
Quer um exemplo? Agora mesmo você pode clicar no link que ensina a fazer link building da forma correta.
8. Escaneabilidade
Nem todo mundo vai ler seu post do início ao fim, mas isso não deve ser problema para que tirem proveito real dele.
Textos escaneáveis, ou seja, que permitem uma leitura dinâmica, ajudam a persona a encontrar facilmente as informações que procura e aplicá-las sem demora.
Além da divisão em intertítulos, que citamos ao falar da estrutura do artigo, você mantém a escaneabilidade ao dividir seus parágrafos em blocos pequenos de texto e ao usar listas, numeradas ou não, quando apropriado.
9. Análise de links e correção de erros
Depois de terminar a escrita, seu trabalho ainda não acabou. É hora de começar a revisar o conteúdo para ver se está tudo no lugar e adicionar os detalhes finais.
Já pensou passar um bom tempo produzindo o melhor conteúdo possível e, no fim, descobrir que esqueceu detalhes importantes?
Isso é inaceitável para quem busca criar o blog post perfeito.
Então, confira se os links estão funcionando e releia o texto para corrigir erros gramaticais que poderiam tirar sua credibilidade.
10. Inclusão de imagens
Imagens bem colocadas transformam o post por completo e podem elevar muito sua qualidade. Por isso, não deixe que o artigo fique só nas palavras, inclua imagens para dar vida e dinamismo a ele.
Você pode fazer isso de várias formas, como:
- colocar fotos ou ilustrações relacionadas ao tema principal;
- usar gráficos e tabelas para mostrar dados;
- apresentar infográficos para enriquecer a leitura.
Não deixe de conferir esses bancos de imagens gratuitos.
11. Edição final
A edição final é o pente-fino que você precisa passar no blog post antes da publicação.
A revisão de qualidade procura muito mais do que problemas de pontuação ou links quebrados, mas também a escaneabilidade e, principalmente, leva em conta como o texto atende a persona.
Se o texto for incrível, mas indicado para uma persona diferente da sua, não vale a pena publicar em seu blog.
12. Otimização para SEO
Agora que o post está pronto para ser publicado, é fundamental otimizá-lo para que ele seja encontrado facilmente pelos mecanismos de busca.
Ações simples de SEO on page, como criar uma URL amigável, escolher um bom título para SEO e meta description terão grande impacto no ranqueamento e no tráfego gerado.
Lembre-se: esse trabalho de otimização não serve apenas para o curto prazo, mas para direcionar pessoas a seu blog por muito tempo. Então, vale a pena dedicar alguns minutos a ele.
Se seu blog usa o WordPress, a dica é que você instale o plugin Yoast SEO, perfeito para essa tarefa.
Crie seu blog post perfeito
A ideia de criar um conteúdo pelo qual as pessoas anseiam está longe de ser um mito, e muito menos fruto de inspiração fora do comum ou habilidades extraordinárias.
Pelo contrário, existe um processo por trás de criar o blog post perfeito.
Você se lembra da pergunta do início?
Siga as dicas mostradas aqui e você se verá cada vez mais próximo de ter um conteúdo nota 10, cheio de blog posts perfeitos!